domingo, 18 de dezembro de 2011

CÓLAR DE PÉROLAS: DOCE LEMBRANÇA

 "É como pérola escondida no mar
 a tua vida e a minha
é um tesouro que só Deus sabe cuidar"

Dizem que as pérolas acentuam a natureza lunar e feminina e a sua forma esférica induz à idéia de perfeição. As noivas gostam de pérolas para o dia do casamento. Elas funcionam como um amuleto em um dos eventos mais importante de vida de uma mulher. E não é difícil entender o porquê.
De acordo com Marcia Pompei, designer de jóias e professora de joalheria, a pérola está inegavelmente ligada à lua, à água e à mulher. Nascida das águas, numa concha, representa o princípio Yin, a feminilidade criativa. A semelhança entre a pérola e o feto lhe confere propriedades genésicas e obstétricas. “Desse triplo simbolismo entre a lua, a água e a mulher, derivam suas propriedades mágicas, medicinais, ginecológicas”, diz.
Outras curiosidades: Na Pérsia antiga, a pérola intacta era o símbolo da virgindade. O termo “furar a pérola da virgindade” está associado à consumação do matrimônio.No Oriente é considerada afrodisíaca, fecundante, um talismã. Na Grécia antiga era sinônimo de amor e casamento. Símbolo também de Afroditeceltas associaram as pérolas à força vital e usavam-nas para energizar um recipiente, conhecido como Vasilha Mãe.



Mas, quero me deter aqui na meditação que fiz nesses dias sobre o significado das pérolas. Quando um grão de areia penetra no interior da ostra, suas células cobrem o grão de areia com camadas, para proteger o corpo indefeso dela. A partir daí, uma linda pérola se forma. As pérolas são resultado da dor, pois uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas. Portanto, as pérolas são feridas curadas.
As pérolas são feridas cicatrizadas!
Nós podemos escolher entre produzir pérolas ou pedras. Pérolas são jóias raras que servem para adornar e embelezar. Pedras são pesos que carreguemos como fardos nas costas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Tags

Followers

Site Info

About

Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template Vector by DaPino